Santos x Mogi Mirim.
Pacaembu lotado.
O cenário para um “gol histórico”, segundo o narrador da SPORTV, Milton Leite, o denominou durante a transmissão da partida, estava criado.
Era a primeira partida de Neymar Jr. como titular do Santos FC. Sua estréia na equipe principal ocorrera há pouco mais de uma semana em uma partida contra o Oeste de Itápolis, neste mesmo Estádio.
O jogo, válido pela 14ª rodada do Paulistão/2009 era facilmente dominado pelo Santos. Gols, só no 2º tempo. PHGanso (11’) e Roni (23’) já haviam marcado os seus. Mas a expectativa em todo o estádio era pelo primeiro gol de Neymar Jr..
E ele veio aos 28 minutos.
A bola passou por vários atletas até encontrar Roni aberto como um ponta pela esquerda. Veio o cruzamento para o meio da área…
Neymar Jr. mergulhou para, de peixinho, empurrá-la para a rede.
Gol!!!!!!!!!!
O que se seguiu depois, foi cinematográfico…
O “soco no ar”…homenagem ao seu avô, Ilzemar, e ao Rei do Futebol e Atleta do Século, Pelé!!

O resto do jogo já não importava mais…
A partir daquele momento, o que importava, era o futuro…
Futuro que, diga-se de passagem, vem sendo escrito de forma brilhante!!
…
Os momentos e os dias que se seguiram após este gol foram de muitas entrevistas de Neymar e muitas manifestações de jornalistas, comentaristas e ex-atletas sobre o gol e também sobre a comemoração.
Mas sem dúvida a que mais emocionou Neymar e sua família, foi a declaração do Rei Pelé, no dia seguinte ao gol, a qual reproduzo na íntegra:
“Eu me senti voltando no tempo. O garoto que saiu de Bauru aos 17 anos, mesma idade do Neymar, para treinar no Santos e naquele mesmo ano chegou à seleção brasileira. Foi emocionante ouvir o que disse o Neymar. Especialmente quando afirmou que repetia o meu gesto numa maneira de homenagear seu avô de quem fui um ídolo e que faleceu no ano passado. Só tenho que agradecer pelo gesto. Isso é a coisa boa da vida, especialmente quando parte de um adolescente”
Obrigado Rei,